Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica Júlio Dinis (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Entidades externas: Parque Biológico de Gaia e CM Vila Nova de Gaia
Entidades internas: Clube Ciência Viva/Ecoescolas; departamento de expressões.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura retrata um ecossistema centrado no trabalho das abelhas e na polinização. Na imagem, podemos observar os seguintes elementos: as abelhas desenhadas com características cartunes, representam os polinizadores que desempenham um papel crucial na polinização das flores; os vários hexágonos amarelos, simbolizando favos de mel, parte integrante do habitat e da estrutura das colmeias, onde as abelhas armazenam mel e pólen.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem baseia-se na articulação entre dois projetos educativos: "Muros com Vida" e "Polinizadores em Perigo", promovido pelo Parque Biológico de Gaia e ABAE. O projeto "Muros com Vida" visa valorizar e embelezar os espaços escolares através de murais que transmitem mensagens sobre a conservação da natureza e a biodiversidade. A atividade "Polinizadores em Perigo" tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos polinizadores, como as abelhas, e os perigos que enfrentam devido a fatores como pesticidas, doenças e mudanças climáticas.
A escolha desta imagem tem como objetivos usar a arte para educar os alunos sobre a importância dos polinizadores e os perigos que enfrentam, contribuir para a criação de um ambiente escolar mais atrativo e inspirador, e envolver os alunos no processo criativo, incentivando a expressão artística e o trabalho colaborativo em torno de um tema relevante e atual. Esta imagem é, portanto, uma manifestação concreta da união de esforços entre projetos que visam a educação ambiental e a valorização dos espaços escolares, cumprindo o papel de informar e embelezar.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural seguiu um processo de trabalho colaborativo e educativo, envolvendo várias etapas e metodologias que integraram a aprendizagem teórica e prática dos alunos.
Inicialmente, os alunos fizeram uma visita ao Parque Biológico de Gaia, onde foi divulgado o propósito do projeto "Polinizadores em Perigo". Durante esta visita, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância dos polinizadores e os perigos que estes enfrentam, através de palestras e atividades interativas. Esta experiência permitiu-lhes compreender a relevância do tema e motivou-os a aprofundar o seu conhecimento.
De volta à escola, os alunos foram desafiados a realizar um trabalho de investigação sobre o tema dos polinizadores. Esta pesquisa resultou em trabalhos finais diversos, incluindo canções, cartazes em cartolina e modelos em 3D, que ajudaram a consolidar o seu entendimento e criatividade em torno do assunto e que foram expostos no Parque Biológico.
Além disso, elementos do Parque Biológico de Gaia visitaram a escola para falar mais detalhadamente sobre os polinizadores e os riscos que enfrentam. Esta visita incluiu uma apresentação no nosso Hotel de Insetos, onde os especialistas forneceram sugestões e ideias para melhorar este habitat, aumentando assim a eficácia e segurança para os polinizadores.
A fase final do processo envolveu os professores de Educação Visual (EV) do 3º ciclo, que orientaram os alunos na criação do mural. Utilizando as informações e inspirações recolhidas ao longo do projeto, os alunos colaboraram na concepção e pintura da imagem escolhida, que representa abelhas e favos de mel. Esta atividade não só permitiu a aplicação prática do conhecimento adquirido, mas também fomentou o trabalho em equipa e a expressão artística.
Assim, a metodologia adotada para a elaboração do mural foi uma combinação de educação teórica e prática, visitas de estudo, investigação autónoma, produção criativa e colaboração entre alunos, professores e especialistas do Parque Biológico. Este processo dinâmico garantiu uma compreensão profunda do tema e resultou num mural que não só embeleza o espaço escolar, mas também transmite uma importante mensagem de conservação ambiental.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos na elaboração do mural pertencem ao 3º ciclo, com idades entre 12 e 15 anos. A participação dos alunos do 2º Ciclo envolvidos na visita ao parque e elaboração de trabalhos finais contou com alunos entre os 10 e 12 anos. Na participação houve o cuidade de apresentar uma estruturada que garantisse um envolvimento ativo e significativo em cada etapa do projeto, de maneira adequada a cada faixa etária.
O processo está descrito no item anterior. Quanto à conclusão do mural, este, à data de entrega do relatório, ainda não estava totalmente concluído. Será concluído com pormenor até final do mês de junho.