Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Loureiro - Grijó (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro completo

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Gaia (tintas).

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Retratámos os ecossistemas, terrestres (subsolo, floresta), aquáticos (rio, mar) e aéreo, próximos da realidade da escola, criando uma ligação entre si como um todo. No ecossistema terrestre (subsolo) estão presentes plantas (cebolas, cenouras,...) e animais (toupeira, formiga,...) numa ligação com a nossa própria horta biológica. Este ambiente relaciona-se com a paisagem montanhosa (pinheiros e solo), de onde surge um pequeno rio que desagua no mar. Neste ecossistema, surgem animais (cavalo-marinho, golfinho, diferentes peixes, corais,...) e plantas aquáticas (algas), em contacto com o ar onde se visualiza o sol (fonte de vida) e animais aéreos (gaivota).

Qual a razão da escolha desta imagem?
A água é o elemento de interligação entre os vários ecossistemas. Na imagem, conseguimos perceber o percurso da água e a sua importância. A representação de diversas formas de vida em cada um ecossistemas pretende evidenciar as espécies existentes em cada um deles e a forma como se complementam. De notar que as cores são agradáveis e chamativas, não existindo evidências humanas como lixo e construções, sendo a imagem livre da figura humana para que se mostre "intocada".

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foi realizada uma reunião entre os docentes da escola solicitada pela professora responsável pelo projeto para aferir o interesse de todas as turmas/grupos em participar. Foi explicada a ideia geral e subdivididas as seções. Envolveram-se as professoras das Atividades de Enriquecimento Curricular para a elaboração do croqui. As mesmas procederam à lavagem prévia do muro na área a ser pintada e desenharam o esboço no muro, após as alterações que foram sendo feitas em reuniões periódicas. Foi elaborado e enviado a todos os encarregados de educação um email explicativo do Projeto e solicitadas roupas apropriadas a pintura. Estas ficaram na escola até ao término da mesma. Uma vez rececionadas as tintas enviadas pela responsável da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, procedemos à pintura do muro em dias e momentos diferentes, consoante as atividades letivas desenvolvidas e as condições climatéricas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos foram envolvidos na pintura do mural e deram sugestões acerca dos elementos a constar no desenho. As idades estão compreendidas entre os 3 e os 10 anos.