Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Painel finalizado.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Peniche - os materiais necessários
Junta de Freguesia de Ferrel- a mão de obra
Cerci Peniche- cozedura dos azulejos

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O trabalho tem como base o oceano uma vez que para além de sermos eco escola somos também uma escola azul. Num trabalho que contou com a colaboração das famílias e encarregados de educação cada aluno da escola pintou um azulejo alusivo ou à fauna ou à flora do oceano. Ficou ao critério dos alunos a escolha da sua obra.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Optámos por fazer uma pintura em azulejos uma vez que anteriormente já havíamos pintado uma fachada do edifício escolar. Para além deste aspeto entendemos que era importante cada aluno da escola ter oportunidade de deixar a "sua pegada oceânica".

Numa primeira fase, cada aluno esboçou numa folha de papel com as dimensões de um azulejo o seu trabalho de projeto.
Os pais e familiares foram convidados pelos seus educandos a participarem da pintura de cada azulejo. Foi uma dinâmica de partilha e trabalho colaborativo entre os alunos e os seus adultos de referência.
Depois de secos os azulejos foram cozidos, numerados e posteriormente colocados no muro exterior da escola.
O projeto foi finalizado com a sua inauguração para a qual se voltaram a convidar as famílias e as entidades parceiras deste projeto.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As idades dos alunos estão compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Todos os alunos da escola estiveram envolvidos no projeto e deram um igual contributo ao painel,.