Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro Escolar de Arruda dos Vinhos (Arruda dos Vinhos)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

totalidade da pintura

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos (fornecimento de tintas, trinchas, pincéis e fitas adesivas).

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Depois de explorar os ecossistemas e do que necessitam para existir, as crianças enfatizaram o facto de ser necessária água e luz para que todos os organismos se desenvolvam. Uma das crianças lembrou-se que quando chove e faz sol aparece o arco-íris. Logo, sendo este o cruzamento entre a chuva (água) e o sol (luz), fez todo o sentido pintar algo que faz parte de todos os ecossistemas (arco-íris).

Qual a razão da escolha desta imagem?
Sendo este um ano em que o Pré-Escolar do Agrupamento se encontra a desenvolver um Projeto sobre as artes, resolvemos associar os dois projetos. Assim, fez todo o sentido pintar do arco-íris, recorrendo a uma forma de pintura com uma estética diferente.

A escolha do muro foi muito fácil, pois sendo uma pintura para que todas as crianças pudessem usufruir, ela só poderia ocorrer num espaço frequentado por todas. Logo, foi escolhido um muro no recreio do Pré-Escolar (parede do refeitório). Na primeira fase, um adulto colocou as tiras da fita adesiva, de forma a limitar as faixas a serem pintadas. A seguir, e dado que a cada sala do jardim de Infância está atribuída uma cor, as docentes acompanharam as crianças que procederam à pintura da faixa correspondente à cor da sala. Por último, as crianças retiraram a fita adesiva do muro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Estiveram envolvidas aproximadamente 140 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Cada grupo pintou uma faixa do arco-íris, correspondente a uma das cores.