Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Instituto Pedro Hispano - Ensino Particular e Cooperativo (Soure)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

A lontra, a cegonha e o trigo no baixo Mondego.

Totalidade da pintura:

Muros com vida

Fotografias de detalhes:

A lontra

Parceiros:
Município de Soure

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado apresenta elementos da biosfera local, em interação com a hidrosfera, geosfera e atmosfera, procurando representar a interação entre eles a nível local.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi pensada perante todo enquadramento do contexto idealizado (muro/ilha = ar/terra/mar). O muro seria a representação do mar com algumas das espécies que existem na nossa costa. Com vários tipos de profundidade (representada por tons azul claro/escuro) sendo a zona de escoamento da água a zona mais profunda.
Como possuí um jardim, seria a terra e o ar... Uma mensagem importante para todos os dias os nossos alunos se cruzarem com ela.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Inicialmente sugeriram várias estratégias/ideias para resolução do problema. Perante alguns fatores (criatividade/impacto/atualidade/ património) resolvemos seguir nesse sentido. Sempre com a ideia de algo simples impactante e num registo contemporâneo. Neste sentido, houve a oportunidade de trabalhar com os alunos várias técnicas de pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Inicialmente todos os alunos deram ideias para reformular o espaço. Os alunos de 8° e 9°ano intensificaram a pesquisa, elaboraram o projeto e desempenharam também um papel muito importante com a limpeza e pintura do muro (mar). Alunos do 5° 6° 7° pintaram animais marinhos utilizando diversas técnicas de pintura.