Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola S/3 de António Nobre (Porto)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Projeto SEI - projeto desenvolvida no escola em colaboração entre a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e a Câmara Municipal do Porto

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema desenhado, pela sua simplicidade e ao mesmo tempo pela sua riqueza de cor foi eleito como aquele que deveria explanado na parede. Neste poder-se-á observar, tal como pela definição de ecossistema marinho, “uma comunidade e as interações de seres vivos e não vivos em uma área”. Assim, os alunos representaram a praia arenosa, florestas de algas, conchas e bivalves, comunidades de peixes e medusas em harmonia.
Após a escolha do desenho a representar foi dada liberdade artística aos alunos que a desenharam para a transporem para a parede escolhida, fazendo esta parte de uma área da escola que está a ser revitalizada pelos alunos no âmbito do projeto SEI que está a ser implementado, utilizando a tinta sobrante desta atividade. Os alunos foram durante o seu tempo livre para a escola para concretizarem este projeto, sendo supervisionados pela professora de Ciências Naturais e pela Coordenadora do Eco-Escolas e professora de Físico-Química.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A principal razão da escolha desta imagem deve-se pela sua riqueza de cor e elementos pormenorizadas, conjugada com uma simplicidade natural.

No 8º ano, no currículo da disciplina de Ciências Naturais, os alunos estudam o tema dos Ecossistemas. Numa das dinâmicas de aula da turma As, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, os aluno foram desafiados para a realização de propostas de desenhos de um ecossistema numa parede da escola.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos são do 8º ano com idades compreendidas entre 13 e 17 anos.