Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura no Muro - resultado final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Foram parceiros no projeto:
- o Município de Torres Novas, que para além de disponibilizar as tintas, pinceis e rolos, para a execução final do projeto, ainda atribuiu um prémio municipal entre os projetos enviados pelas escolas do concelho - uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa, que os alunos das turmas envolvidas usufruíram com entusiasmo. Foi também através do município que se procedeu à visita de estudo à Reserva Natural do Paul do Boquilobo, objeto em estudo para a construção do mural, através da disponibilização do transporte para a referida visita.
- a Junta de freguesia que procedeu à lavagem das paredes a pintar

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema de zona húmida da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, que está classificado como sítio Ramsar.
As espécies representadas são: Marrequinha-americana (Anas carolinensis); Mergulhão-de-popa (Podiceps cristatus); Galeirão-comum (Fulica atra); Papa-ratos (Ardeola ralloides); Flamingo (Phoenicopterus); Toirão (Mustela putorius); Mal-casada ou erva-bastarda (Polygonum lapathifolium); Jacinto de água doce (Eichhornia crassipes); Boga portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum).

Qual a razão da escolha desta imagem?
Estas imagens foram escolhidas de entre todos os trabalhos apresentados pelos alunos sobre a fauna e flora da Reserva do Paul do Boquilobo, espaço natural situado no limite sudeste do concelho e com as quais se procedeu à uma composição final tentando diversificar a ilustração das espécies, sem no entanto distorcer demasiado as suas reais proporções.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A proposta apresentada para o projeto “Muros com vida”, representa alguns dos exemplares de espécies da fauna e flora possíveis de encontrar na Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, analisado e ilustrado por alunos do 8ºano.
O projeto de ilustração científica foi desenvolvido pelos alunos do 8º ano, na disciplina de Educação Visual, em articulação com a disciplina de Ciências Naturais. Após visita de estudo à Reserva Natural do Paul do Boquilobo, os alunos foram incentivados e sensibilizados a pesquisarem mais sobre as espécies possíveis de observar no Paul do Boquilobo, tendo posteriormente procedido à sua representação/ilustração.
As imagens escolhidas para a pintura dos muros, foram selecionadas entre todos os trabalhos apresentados pelos alunos do 8º ano, propondo-se que a composição resultante da conjugação das mesmas, fosse pintada na parede lateral do anfiteatro coberto existente no espaço escolar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Com idades entre os 13 e os 15 anos e a frequentarem o 8º ano, os alunos das 2 turmas existentes na escola, foram envolvidos no projeto, durante as aulas de Educação Visual, com a realização de ilustrações, a maioria a aguarela, sobre a fauna e flora da Reserva do Paul do Boquilobo.
Na pintura do muro, contou-se ainda com a colaboração de alunas voluntárias de uma turma do 7º ano.