Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar (Ovar)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

O gato Mochi no jardim da escola.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parcerias: Câmara Municipal de Ovar; Associação Amigos do Cáster.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema é o jardim da escola. Na pintura estão presentes o gato Mochi, várias espécies de plantas com flor que vivem no jardim, vários tipos de insetos: borboletas, abelhas, moscas, e ainda minhocas, bichos da conta e diferentes tipos de larvas que vivem no solo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem pretende ser um meio de sensibilização da população escolar para a problemática do lixo no espaço exterior da escola (jardim, campos), que muitas vezes não é colocado nos respetivos ecopontos e é inadvertidamente atirado para o chão. A parede escolhida situa-se em frente à porta de entrada e saída de todos os elementos da comunidade educativa no edifício escolar, por forma a que a imagem seja vista por todos. O gato Mochi, é a figura central da pintura, ele vive no jardim, que apesar de se encontrar florido e atrativo para os insetos, esconde no solo vários tipos de resíduos que os humanos colocam no chão e assim vão poluir diretamente o solo e também a água. Plásticos, embalagens, pontas de cigarro e até objetos de vidro, são encontrados no chão e lá irão permanecer durante muitos anos! O gato vive sobre este solo poluído! É um animal simpático, pachorrento que gosta de estar ao sol, mas sempre com um ar triste. Ele gostaria de poder descansar sobre um solo sem resíduos, limpo, onde todos pudessem usufruir de um espaço bonito e saudável na escola!

O trabalho foi desenvolvido nos tempos livres dos alunos, que iam propositadamente à escola para a elaboração da pintura e também em alguns tempos de aulas das várias disciplinas cujos professores cederam a este grupo de alunos, para a execução da pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos são do 8.º ano de escolaridade, com 13 anos (5 alunos autores da pintura). Integram o Ecoclube Júlio Dinis e foram envolvidos através da divulgação do projeto na escola que lhes suscitou curiosidade. Após auscultação feita pela coordenadora do programa Eco-Escolas, decidiram voluntariamente participar. A ideia que serviu de base ao desenho, foi de uma das alunas da equipa, também ela a autora do desenho - Siri Jacklin.