Escola EB 2,3 de Madalena (Vila Nova de Gaia)
Parceiros:
- Câmara Municipal de Gaia
- Junta de Freguesia da Madalena
- Patrocínio Tintas CIN
- Comunidade educativa
- Assistentes operacionais
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No Projeto Ecossistemas terrestres, aquáticos e aéreos.
Pintura no mural – ecossistema terrestre e aéreos (o ecossistema aquático já foi pintado). Foram pintados os seguintes animais: gaivota, salamandra, lontra, libélula e ouriço do mar. Se o tempo o permitir ainda vão ser pintados mais animais.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Em termos de conteúdo seguimos as orientações sugeridas em relação aos ecossistemas e a representação de biodiversidade animal. Em relação ao padrão foi dada a continuidade ao projeto do ano anterior, inspirada na obra de Antoni Gaudí.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O Projeto assenta no entendimento da importância do recinto escolar enquanto espaço de educação, espaço de arte, espaço de contemplação, espaço de convívio, de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade.
Inicialmente os alunos mediram os 2 muros e desenharam o projeto, pesquisaram, selecionaram os animais, desenharam em papel reutilizado e ilustraram, pintaram com tintas acrílicas a base do projeto, e colaram os desenhos. Fizeram as alterações necessárias ao projeto inicial e pintaram mais uma parte do muro.
O tema selecionado prendeu-se com os temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar “e “Espaços exteriores”. Os alunos representaram diversas espécies. Deram asas à sua imaginação e criatividade.
Esta atividade permitiu a participação de alunos do Clube de Artes da escola, do Clube Eco-Escolas, de outros alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade, de professores e colaboração de funcionários.
O processo criativo foi muito interessante, desde a elaboração e seleção dos esboços, passando pela pintura, pelo convívio salutar e troca de experiências. Resultou num projeto de um mural artístico, inspirado nas formas sinuosas e coloridas dos mosaicos de Antóni Gaudí e representativo da preservação da biodiversidade.
Deste projeto em papel foi já pintado mais uma pequena parte no muro. Os atrasos na pintura devem-se principalmente ao tempo meteorológico. A chuva tem vindo a atrasar o desenvolvimento do projeto. A execução do restante muro está programada para o próximo ano letivo.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idades 11-15 anos. Os alunos foram convidados a participar pelos professores .