Escola EB1/PE e creche da Nazaré (Funchal)
Parceiros:
O Município do Funchal colaborou nesta iniciativa com o fornecimento do material necessário para a concretização do projeto (tintas e pincéis).
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Está representado o ecossistema terrestre, com destaque para a Floresta Laurissilva valorizando-se a riqueza e diversidade da fauna e flora. Na pintura estão presentes vários elementos deste ecossistema como aves (melro preto e andorinhas), insetos (abelhas, joaninhas, borboletas, formigas), árvores e muitas flores.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem retrata a importância da Floresta Laurissilva Património Mundial Natural da Unesco, com o propósito de consciencializar para a valorização e preservação dos seres vivos que nela habita. Está também representado no mural uma parte montanhosa e o mar que rodeia a ilha.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No âmbito do Projeto Eco-Escolas foi desenvolvido o projeto Muros com Vida durante as aulas de Biblioteca. O projeto foi apresentado aos alunos de 4º ano, que realizaram uma pesquisa nas aulas de Tic sobre a fauna e flora da Ilha da Madeira, mais concretamente da Floresta Laurissilva.
Após a exploração da história: “A Fada Íris e a floresta mágica” da autora madeirense Mª Aurora Carvalho Homem, os alunos deram início ao esboço de árvores, arbustos, insetos, aves e flores.
Depois das ilustrações prontas, foram selecionados elementos de vários trabalhos que se transformaram na pintura a realizar na parede da escola, tendo a atividade resultado num trabalho colaborativo.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos neste projeto alunos de várias faixas etárias desde os 6 aos 10 anos de idade, tendo os alunos de 4º ano tido um maior envolvimento na concretização da atividade.