Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro Escolar de Fonte Nova (Pombal)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A árvore aventureira

Fotografias de detalhes:

Pintura dos elementos da natureza

Parceiros:
Câmara Municipal de Pombal
Junta de Freguesia de Pombal
ABAE

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No seguimento do trabalho apresentado no ano letivo anterior, no projeto “Muros com vida” as crianças da escola, decidiram continuar a temática e terminar a decoração dos muros da escola com motivos alusivos à primavera e à natureza envolvente. Aproveitando também uma das saídas habituais ao exterior próximo, e num local que as crianças adoram, decidiram incluir a sua “árvore aventureira”, nome dado à enorme árvore onde costumam brincar e explorar a natureza ao seu redor.
Uma vez que a escola não possui espaços verdes, e partindo das saídas ao meio exterior para observação da natureza e de desenhos feitos pelas crianças, a pintura dos muros, tornou o nosso recreio um espaço mais alegre e acolhedor.

Qual a razão da escolha desta imagem?

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Numa das reuniões do Conselho Eco escolas foi apresentada a sugestão de as crianças do jardim de infância continuarem a participar no projeto “Muros com vida”.
Após a apresentação da proposta, surgiu a ideia de continuarmos a pintar os restantes muros com motivos alusivos à natureza e primavera.
Partindo dos desenhos individuais de cada criança, foi feita a pintura coletiva pelos dois grupos dos muros que não tinham sido pintados no ano letivo anterior, de modo a tornar o espaço mais alegre e acolhedor. Incluimos ainda a “arvore aventureira” decorada com as mãos das crianças.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participação ativa dos alunos da escola com um total de 109 crianças com idades entre os 3 e os 10 anos.