Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1/PE Ribeiro Domingos Dias (Funchal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Nesta fotografia só se vê duas partes da totalidade, o habitat aquático e terrestre , o outro  habitat aéreo, encontra- se no outro lado da parede que não foi possível tirar numa só fotografia

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal do Funchal

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura na imagem apresenta elementos que compõem um ecossistema de jardim ou campo florido. Os elementos presentes incluem:
Flores: Representadas pelas lavandas à esquerda.
Insetos:
Abelha: Posicionada sobre uma flor roxa.
Borboleta: Voando próximo a um galho.
Joaninha: Localizada no galho à direita.
Aves:
Um pássaro em voo à esquerda.
Outro pássaro menor à direita, próximo ao galho.
Plantas:
Um galho com flores (amarela e vermelha) e folhas, à direita.
Esse conjunto de elementos indica um ambiente natural que pode ser encontrado em um jardim ou campo florido, onde há interação entre plantas e animais, promovendo a polinização e outros processos ecológicos importantes.
Ecossistema Terrestre (Florestal/Campo):
Árvore: Na pintura dentro do globo de vidro (à esquerda).
Cogumelo: Ao lado da pintura do globo.
Pássaro: Empoleirado em um galho de árvore com flores.
Flores e Grama: Representadas no chão, próximas ao cogumelo e ao pássaro.
Ecossistema Aquático:
Cavalo marinho: Perto da base da pintura, à direita.
Peixes: Dois peixes coloridos (um vermelho e branco, e um preto e vermelho).
Plantas Aquáticas: Representadas como algas verdes e rochas no fundo do mar.
Ecossistema em Miniatura (Terrário/Globo de Vidro):
Globo em representação: Contendo uma árvore, uma casa e possivelmente um pequeno corpo d'água, simbolizando um ecossistema em miniatura protegido.
A pintura ilustra a diversidade de habitats e os organismos que neles vivem, desde florestas e campos até ambientes aquáticos. Ela demonstra a interconexão e a importância da biodiversidade em diferentes ecossistemas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Educação Ambiental: A pintura ilustra diferentes ecossistemas (terrestre, aquático e aéreo), que pode ser usada para educar crianças e adultos sobre a importância da biodiversidade e da preservação dos habitats naturais.
Promoção da Sustentabilidade: Representações artísticas de ecossistemas podem incentivar a conscientização sobre práticas sustentáveis e a necessidade de proteger o meio ambiente.
Estética e Arte: Embelezar o ambiente com uma obra de arte que retrata a beleza da natureza.

O primeiro passo foi dar aos alunos uma folha de desenho onde se encontrava uma sugestão sobre o que desenhar com os temas "Biodiversidade: preservar e regenerar e Espaços Exteriores" onde podiam integrar ecossistemas variados. Pesquisa: Alunos pesquisam sobre os ecossistemas, plantas e animais que serão retratados. Discussão de Design: Escolha de alguns em elementos esboços através de votação ou consenso. Representação diferentes ecossistemas (terrestre, aquático e aéreo), um em cada lado da parede.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram alunos dos 8 aos 9 anos.
Envolvimento em tarefas de pintura e na criação de desenhos simples sob orientação.
Alunos mais velhos desenham esboços preliminares.
Limpeza e Preparação: Limpeza e aplicação de uma base de tinta no muro.
Desenho de Contornos: Alunos desenham os contornos principais diretamente no muro.
Divisão de Tarefas: Tarefas de pintura divididas por seção, com grupos de alunos responsáveis por diferentes partes.
Técnicas de Pintura: Introdução a técnicas de pintura mural, uso de pincéis e tintas adequadas.
Detalhes Finais: Adição de detalhes, sombreamento, e retoques.
Envolver os alunos em um projeto de pintura mural é uma maneira excelente de ensinar sobre arte, trabalho em equipa, e consciência ambiental, enquanto se cria um senso de orgulho e pertencimento na comunidade escolar.