Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A totalidade da parede pintada com 8 metros por 3 de altura.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
. Agrupamento de escolas de Campo Maior
. Município de Campo Maior
.Colégio Maristas de Badajoz
. GEDA- Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura
. Grupo Nabeiro- Delta Cafés
. Adega Mayor
. Águas de Portugal

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema selecionado foi o Rio Guadiana, com os seus afluentes Caia e Xévora. As ameaças e a sua diversidade e potencialidade ficam patentes neste mural pela cor, vida e alegria que a água gera em seu redor. Estão representados os diversos usos do solo no Alentejo como os montados, a zonas húmidas, as zonas de uso cerealífero, as culturas ancestrais e modernas de olival, amendoal entre outras. A diversidade de habitats existentes no alentejo torna a nossa região uma das mais biodiversas de Portugal.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Destacar a importância do Rio Guadiana para o alentejo e recriar uma visão global do alentejo

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O mural faz parte de um trabalho mais alargado com a investigação sobre o rio guadiana que foi apresentada este ano no congresso nacional cientistas em ação. Foram estadas as ameaças às espécies endémicas com destaque para o saramugo, o barbo ou a boga por via das espécies invasoras como é o caso do achigã, do lúcio e das percas. As diversas saídas de campo ao rio xévora e caia e depois ao guadiana na zona de badajoz (em parceria com o Colégio Maristas de Badajoz) levou o nossos alunos a valorizar os recursos hídricos e a entender a relação entre os diversos fatores que os afetam. O desenho foi criado pelos alunos e com ajuda dos professores e funcionários foi tomando forma.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
3 aos 12 anos num total de 185 alunos e 3 professores e 2 funcionários.