Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com vida EBS de Vilela, Bio e Geodiversidade da nossa Terra

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com a associação de pais ao ceder materiais como as tintas e pincéis. Parceria com o Clube Europeu e tema anual, juventude uma voz jovem na Europa.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura pretende retratar a riqueza da biodiversidade e geodiversidade, da região, da floresta contígua aos muros da escola, na zona ribeirinha do Rio Fereira e Parque das Serras do Porto.O mural procura transmitir a importância da sustentabilidade e do cuidado com a preservação do meio ambiente através de uma representação artística vibrante e significativa.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Por ser um tema trabalhado e explorado ao longo do ano em cidadania, por a escola estar inserida nas imediações de uma área rural, florestal, ribeirinha e integrada na área protegida do Parque das Serras do Porto da AMP, predominando as espécies autóctones, como o sobreiro e o medronheiro os fetos e pinheiro baboso, a vegetação expontânea, os polinizadores, as libelinhas (gaiteiro ocidental), as andorinhas anunciando em voo livre da primavera, o mocho sábio que representa a sabedoria ancestral, as borboletas (borboleta de medronheiro), a raposa e a salamandra lusitânica mas também as cores vivas da natureza, chamativas à sua preservação.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho iniciou-se com um trabalho de pesquisa e estudo de caso sobre a paisagem envolvente, as espécies autóctones e a sua ameaça pelas invasoras, em particular a preparação de visitas de estudo e saídas de campo à área ribeirinha e galeria ripícula e conhecimento da área protegida do Parque das Serras do Porto. O passo seguinte, foi a escolha do local, limpeza e preparação do mesmo, onde se realizaria a pintura. A pesquisa incidiu sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com a preservação do meio ambiente e sensibilização para a preservação e promoção da literacia ambiental, tornando a escola um espaço mais agradável e sustentável. A atividdae foi coordenada pelo Programa Eco-escolas e Clube Europeu, escolhendo-se como mote a frase que acompanha o mural: " Juventude, guardiões da natureza", pretendendo dar-se voz aos jovens, estes que serão o futuro do planeta e passarão o testemunho às gerações futuras e só fazendo ouvir a sua voz, perante os pares e a sociedade é podem tomar medidas e soluções sobre as questões ambientais, o futuro está nas suas mãos, a descarbonização da economia, o pacto ecológico europeu, será por eles, jovens, posto em prática, pois não temos um planeta B!
Finalmente a construção de moldes, limpeza do muro, pintura e execução do mural com tintas aquosas, amigas do ambiente. Os alunos pretenderam representar neste mural, também as experiências que tiveram ao longo do ano letivo nos diversos desafios em que se envolveram, as saídas de campo, visitas de estudo, aulas ao ar livre, conhecimento e preservação da natureza e tornar o espaço escolar mais alegre e colorido alusivo à riqueza da nossa biodiversidade, dos jardins, dos canteiros que cuidaram ao longo do ano, dos trabalhos na horta pedagógia e as andorinhas no seu voo de liberdade, simbolicamente celebrando os 50 anos do 25 de abril e do valor da liberdade conquistada, em especial a de expressão e de tomada de ações pelo bem comum e pelo desenvolvimento sustentável do país e da região. Fica também como mote e após pesquisa, para no início do ano letivo se preparar uma caminhada ao Parque das Serras do Porto.
Este mural, criado no contexto do projeto Eco-Escolas e Clube Europeu, não só embeleza o espaço onde está localizado, mas também serve como um constante lembrete do nosso compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. É uma obra que une de forma divertida e expontânea, a arte e consciência ecológica, inspirando todos os que a contemplam a participar ativamente na preservação do nosso planeta.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos participantes no desafio foram os alunos do 10º VD, do Curso Profissional Técnico de Operações Turísticas, com idades entre os 16 e 18 anos e alunos do 3º ciclo e secundário membros do Clube Europeu.