Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária de Vila Verde (Vila Verde)

Fotografias do processo/pintura:

Esboço do projeto- fase inicial.

Totalidade da pintura:

Projeto concluído.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Departamento do ambiente do Município de Vila Verde, um dos parceiros, que assiduamente colabora com o Programa Eco Escolas da ESVV.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILA VERDE
Atividade para candidatura ao concurso: “Muros com Vida”
MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATYIVA
Alunos: turma do 12º ano Turma G
Professor: Fernando Camelo
Na disciplina de Oficina de Artes e Clube de Ade utilização Artes
Neste trabalho apresentam-se várias imagens de elementos alusivos ao quotidiano minhoto, a nível económico, social e etnográfico. São bem visíveis a vindima e a desfolhada e os instrumentos musicais característicos da região: viola braguesa, cavaquinho, tambor, reco reco e a concertina.
Está também representado o vestuário tradicional, atualmente recreado no trajes do rancho folclórico. Com a escolha destes elementos, pretende-se deixar bem patente a alegria característica do povo minhoto.
Em simultâneo, destaca-se a flora minhota, através da representação de árvores autóctones, como o carvalho, oliveira, a macieira e o azevinho.
A opção pela localização do projeto no muro cimeiro ao pátio/recreio, junto da sala do aluno e ao acesso aos blocos de salas de aula, mas também visível do bar dos professores. O recinto é cercado por um conjunto de bancadas, que permitem assistir a atividades de cariz performativo, teatro, ginástica, dança, entre outras, que são desenvolvidas de quando em vez, no âmbito de diferentes disciplinas e projetos, como por exemplo, Ed Física, teatro, música..).
As cores são diversificadas, indo ao encontro dos elementos representados.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem representada é identitária da região e de Vila Verde em particular. Neste mural identifica-se um conjunto de aspetos "ecossistema" genuinamente minhotos.

A Equipa Eco Escolas convidou o professor da disciplina de Desenho e coordenador do Cube de Artes a desenvolver um projeto que pudesse ser utilizado para a candidatura " Muros com Vida" .
O docente aceitou a proposta e apresentou-a aos alunos, dando a conhecer dos critérios que teriam que respeitar na conceção do projeto. Depois de selecionar o local, foi realizado um esboço em papel na dimensão real, que posteriormente foi transferido para o muro a preencher. Após esta fase, deu-se início à pintura de todos os detalhes representados, até todos os pormenores constarem no mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Aos alunos do 12º ano, com uma média de idades de 16-17 anos, na disciplina de Oficina de Artes e Os alunos do 12ºano, de Artes Visuais, integram o Clube de Artes, estando por isso habituados a fazerem intervenções fora da sala de aula, sendo por isso fácil mobiliza-los para esta atividade, contribuindo assim, para o embelezamento de um espaço da Escola de utilização diversificada, reunindo em simultâneo os requisitos para a candidatura aos "Muros com Vida".