Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica Nº 2 de Mealhada (Mealhada)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho Final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Para a concretização desta atividade foi necessária a parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, na preparação da parede e na cedência de materiais, nomeadamente, trinchas, pincéis e tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa um ecossistema terrestre onde estão presentes duas borboletas e várias espécies vegetais. O desenho foi criado por uma aluna fascinada por borboletas. Embora um pouco estilizadas, as borboletas pretendem representar as espécies Morpho menelaus (esquerda do desenho) e Euphydryas aurínea (direita do desenho). As espécies vegetais são igualmente estilizadas, apresentando flores com cores vivas, para atraírem as borboletas e, assim, favorecerem a polinização, garantindo a formação de frutos e sementes de várias plantas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O muro escolhido para fazer a pintura encontra-se no recinto escolar, num terreno invadido por ervas daninhas, pelo que surgiu uma outra ideia: “porque não aproveitar o terreno para criar um espaço ajardinado?”.
E, assim foi! Procedeu-se, então, à elaboração de um projeto onde figuram budleias ou arbusto-das-borboletas (Buddleja davidii), alecrins arbusto (Rosmarinus officinalis), alecrins rasteiros (Oficinalis prostratus) e rosmaninhos (Lavandula stoechas). Uma vez que os aromas produzidos por estas plantas atraem vários insetos, nomeadamente, borboletas, foi atribuído a este jardim o nome de “Restaurante para Polinizadores”. Assim surgiram os elementos principais do desenho: as borboletas.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foram apresentadas, na primeira reunião do Conselho Eco-Escolas, pelas Coordenadoras, as várias atividades propostas pela ABAE a desenvolver durante o ano letivo 20023/2024. À diretora de turma, Paula Tintim, e às eco-alunas do 7º C, agradou-lhe o desafio “Muros com Vida”. Deste modo, nas aulas de DT+Alunos, depois de lido o Regulamento do Concurso, todos os alunos da turma foram desafiados a elaborar um projeto (desenho), que conduzisse à concretização do desafio. Após a realização de pesquisas por parte dos alunos, surgiram vários trabalhos dos quais foram selecionados três. Estes foram descortinados na segunda reunião do Conselho Eco-Escolas, cuja escolha recaiu no desenho da aluna Miriam Quinteiro.
Na reunião do Conselho de Turma, a diretora de turma informou os elementos deste Conselho do trabalho que estava a ser desenvolvido, tendo a professora da disciplina de Educação Visual, Isabel Gonçalves, ficado muito entusiasmada e acedido a colaborar na escolha das tintas e na pintura do mural. De referir que a pintura do mesmo foi realizada nas tardes de quarta-feira, fora do horário da componente letiva, quer das alunas, quer da professora.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A pintura do mural foi feita por três eco-alunas, Diana Ferreira, Graça Abrantes e Miriam Quinteiro, todas com doze anos. São alunas muito motivadas, muito ativas e muito sensíveis à problemática da sustentabilidade do Planeta. Desta forma, foi fácil envolvê-las na concretização do Projeto, mesmo que para isso tivessem de abdicar de várias tardes de quarta-feira para se dedicarem à pintura do mural.