Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica Vale Aveiras (Azambuja)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com Vida!

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema é o conjunto dos organismos vivos e seus ambientes físicos e químicos, ou seja, a integração entre os fatores bióticos e abióticos. - Partindo desta definição formal, pretendeu-se encontrar e representar uma iconografia baseada em formas orgânicas de espécies animais e vegetais, bem como formas e cores sugeridas pela ampliação e observação de organismos celulares – “o lado invisível, microscópico dos ecossistemas”. A simplificação das formas apela à leitura e interpretação do observador. Pretendemos trazer este sentido lúdico da descoberta da forma e da interpretação ao nosso painel.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Dar resposta às áreas de interesse manifestadas pelos alunos no Plano Individual Estratégico: Conhecer/Identificar as espécies da Natureza presentes no meio escolar.

Os alunos:
- observaram as espécies de seres vivos, selecionaram algumas e identificaram-nas nas aulas de Ciências;
- pesquisaram sobre as espécies escolhidas;
- observaram algumas dessas espécies através do microscópio nas aulas de Ciências;
- reproduziram a visualização microscópica em papel;
- pintaram essas mesmas reproduções observadas no microscópio na parede.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm entre 11 e 12 anos e foram distribuídos por grupos de seres vivos que observaram no meio escolar durante algumas aulas de Ciências Naturais.