Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Loulé e a valiosa colaboração do artista Élsio Menau.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A atividade destacou a complexidade dos ecossistemas terrestres e a importância das interações entre diferentes espécies. As pombas da liberdade e os cravos, cada um com as suas características e funções ecológicas, ilustram as plantas e os animais que colaboram para manter o equilíbrio ecológico e a biodiversidade.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Pintar um mural vibrante e original que representasse a visão dos alunos sobre o mundo.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Este mural não só embeleza o ambiente escolar, mas também serve como um lembrete visual contínuo da importância da conservação da biodiversidade e do papel crucial que cada espécie desempenha na manutenção do equilíbrio ecológico.
Processo de trabalho:
Definição do tema central do mural - a complexidade dos ecossistemas terrestres e a importância das interações entre diferentes espécies.
Pesquisa científica de informações sobre ecossistemas terrestres, espécies específicas e suas interações, com foco nas pombas da liberdade e cravos. Seleção de materiais adequados para a criação do mural, garantindo durabilidade e impacto ambiental mínimo. Utilização de técnicas de pintura mural, incluindo o uso de cores e texturas para destacar as características únicas de cada espécie e suas interações ecológicas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idades: 11, 12, 13 anos.
Turmas do ALL Included do 2º ciclo e o 3ºCiclo com o 8ºB, 7ºC e 6ºC