Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica Carlos Ribeiro (Seixal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

“Amar a mãe natureza, é amar-nos a nós mesmos”

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Esta atividade teve a parceria da Câmara Municipal do Seixal que forneceu as tintas e materiais de pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No mural elaborado pelos alunos encontram-se presentes elementos do ecossistema terrestre e aquático.
A composição, é uma celebração à biodiversidade e à riqueza natural do planeta, tendo como figura central a mãe terra representada por uma árvore com uma extensa copa verdejante, que protege e acolhe todos os seres vivos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Toda a composição foi escolhida e idealizada pelos alunos, visando sensibilizar a comunidade escolar para a preservação do meio ambiente e de todas as espécies que nele habitam.
“Amar a mãe natureza, é amar-nos a nós mesmos”.

O muro foi pensado estrategicamente para funcionar como cenário de fundo para o local onde será uma horta pedagógica. O objetivo final passou por elaborar uma composição simples com técnica mista de pintura e reutilização de tampas de garrafa.
Numa primeira fase foi abordado em aula a biodiversidade e foi feita uma pesquisa com os alunos sobre o tema fauna e flora.
Os alunos inspiraram-se no livro “Obrigado Mãe Terra” da autora Vanina Starkoff, uma saudação a todos os seres vivos e nas várias pesquisas que fizeram sobre biodiversidade, fauna e flora e elaboraram diversos esboços livres.
Selecionadas cuidadosamente as imagens pelos próprios alunos, foram formados grupos e numa terceira fase, testou-se a aplicação de tampinhas nos seus desenhos.
Criada uma composição com os desenhos escolhidos, estes foram desenhados e pintados no muro pelos alunos.
Enquanto uns alunos se dedicavam ao muro, os restantes separaram e organizaram as tampas por cores e tamanhos.
Uma vez aplicada a pintura, procedeu-se à colocação de massa e por conseguinte à colocação das tampinhas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto muros com vida englobou a participação de alunos com idade compreendidas entre os 11 e 12 anos.
Inicialmente os esboços foram idealizados e elaborados por uma só turma do 5º ano, porém quando os desenhos ganharam vida e passaram do papel para o muro, outros alunos demonstraram grande interesse em participar.
Organizada de forma dinâmica, enquanto alguns elementos tratavam das pinturas e desenhos no muro, outros separavam e organizavam as tampas que seriam utilizadas.
Alguns meninos optaram por concluir os seus desenhos iniciais no exterior e uma vez que o muro irá funcionar como pano de fundo para uma horta pedagógica, outros aproveitaram também para pintar pneus que serão reaproveitados para canteiros.
Toda a atividade foi concretizada de forma entusiasta pelos intervenientes e foram vários os interessados em colaborar quer nas pinturas, quer na colocação das tampinhas no muro.