Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária de Vendas Novas (Vendas Novas)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Vendas Novas -fornecimento de materiais para as pinturas, lavagem de muro e aplicação do primário.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado na pintura é o montado, o Alentejo, caraterizado pelas peneplanícies de muitas cores, emblematicamente decorado de sobreiros e afins. As cores utilizadas são predominantes da paisagem desta região: o amarelo simboliza a cor da planície amadurecida ao sol, os tons laranja simbolizam os dias soalheiros, o imenso calor que se sente nesta região, são cores de fogo. A paisagem alentejana é uma aguarela, com pequenas pinceladas de cor a simbolizar a sua biodiversidade - o sobreiro (Quercus suber) as flores que nascem ao acaso, a papoila (papaver rhoes) o malmequer (Leucanthemum vugare) ; a bolota, a espiga de trigo, as borboletas (Lepidoptera), as andorinhas (Hirudinidae)....

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta escolha constitui uma homenagem à nossa paisagem de vida e de cor - o Montado.
É importante ensinar/aprender a olhar conscientemente o que nos rodeia, para que a atitude perante essa realidade seja cada vez mais marcada por atos de cidadania ativa e responsável.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O Muro escolhido encontra-se numa parede do Mercado Municipal, numa rua paralela à Escola. Está do outro lado da rua, com visibilidade da Escola e de quem passa. Foi este o escolhido para trazer para fora da Escola a mensagem de preservação da nossa paisagem envolvente.
O muro foi lavado e o primário aplicado pelo Município. Os alunos do curso de artes visuais, em trabalho colaborativo realizaram o estudo. Primeiro surgiu o desenho e, através da ampliação, a pouco e pouco foi surgindo a cor, o contorno, pintado com pinceis e trinchas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos frequentam o 10º ano, turma D, do curso de Artes Visuais, com idades entre os 15/16 anos. O envolvimento foi feito durante as aulas e em algumas saídas de campo.