Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura do Mural

Fotografias de detalhes:

Pormenor da árvore solitária com a cegonha e o filhote no ninho

Parceiros:
Camâra Municipal de Nisa

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No concelho de Nisa, região do Alto Alentejo, os habitats mais relevantes correspondem aos montados de sobro e de azinho, aos carvalhais, ao pinhal e ao eucaliptal.
Na pintura está representada uma cegonha branca (Ciconia ciconia) a dar comida ao filhote que está num ninho, construído numa grande árvore solitária. Existem ainda outras espécies vegetais. É de salientar que a imagem pintada reproduz uma situação visível em diversos locais do concelho (e do Alentejo).

Qual a razão da escolha desta imagem?
A cegonha branca é uma ave característica, entre outros, de ecossistemas terrestres de zonas abertas com pastagens e montados, próprios da região de Nisa. A imagem reproduzida é visível por todo o concelho.

Na sequência do Projeto “A Bio e a Geodiversidade da minha escola”, desenvolvido pelos alunos de 5º ano, e de modo a promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana, o Conselho Eco-escolas sugeriu que as alunas do Clube de Artes, elaborassem desenhos alusivos à cegonha branca.
A Câmara Municipal de Nisa apoiou no fornecimento de tintas e de pincéis.
No Dia Eco Escolas (Dia do Ambiente), os alunos do Conselho Eco-escolas foram convidados para participarem na pintura do mural. Os retoques finais foram realizados, no dia 6 de junho, pelas alunas do Clube de Artes que tinham elaborado o desenho.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos, com idades entre os 11 e os 13 anos, participaram na elaboração do desenho e, posteriormente, pintura do mural.