Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Vista geral da pintura realizada.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Câmara Municipal de Odivelas disponibilizou as tintas necessárias para a execução da pintura e os stencils dos logótipos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Segundo a autora do desenho, L.D. do 9.º ano de escolaridade, o mesmo representa uma menina morena (fruto de uma mistura de raças) com cabelo curto e liso que se encontra sentada no centro de quatro espaços diferentes, que representam respetivamente, uma árvore num campo verdejante, um oceano azul, uma praia com um pôr-do-sol em tons suaves de cor-de-rosa e roxo e um penhasco com vista para o oceano. Para completar os vários cenários surgem elementos da fauna e da flora, nomeadamente, cabras, peixes, estrelas-do-mar, uma borboleta, árvores, arbustos e ervas, que pretendem retratar a biodiversidade dos ecossistemas terrestres e aquáticos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O desenho selecionado, da autoria da aluna L.D. do 9.º D, pretende retratar a harmonia da escola com o mundo natural, onde impera a juventude, a inocência, a criatividade e a conexão com a natureza.

O presente desafio intitulado “Muros com vida” contou com a participação de alguns alunos do 3.º ciclo da Escola Básica Vasco Santana, sob orientação das docentes de Educação Visual e de Complemento à Educação Artística, que aceitaram o desafio lançado pela equipa do Programa Eco-Escolas.
O desenho da aluna L.D., do 9.ºD, foi o selecionado, tendo a mesma executado a pintura num dos muros da escola, em conjunto com algumas colegas da turma, conscientes da importância da recuperação e valorização do espaço escolar, através de uma visão artística. O desenvolvimento deste desafio pretendeu alertar a comunidade educativa para a importância da preservação dos ecossistemas, explorando o potencial criativo dos nossos jovens, que poderão através da arte exteriorizar as suas preocupações face à sustentabilidade e biodiversidade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, participaram no presente desafio, incentivados pelas professoras de Educação Visual e de Complemento à Educação Artística, em articulação com as coordenadoras do Programa Eco-Escolas.