Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (Abrantes)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Esta imagem é a proposta final a executar, uma vez que ainda não foi possível concluir a totalidade da pintura.

Fotografias de detalhes:

Pormenor da pintura. Tentilhão .

Parceiros:
Câmara Municipal de Abrantes e empresa de construção civil "Código da Sorte, LDA.", cujo proprietário é o avô de uma aluna que frequenta o Projeto Eco-Escolas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre - Avifauna das arribas do Tejo.
Elementos presentes: Abelharuco, Águia Calçada, Andorinha, Chapim Real, Melro e Tentilhão.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem gráfica da Torre de Menagem do Castelo de Abrantes e do Panteão dos Almeida, remetem para o concelho onde a escola se insere, Abrantes, remetendo a comunidade para uma imagem identitária e de pertença. A presença das aves das arribas do Tejo dá a conhecer as espécies mais frequentemente avistadas e cama a atenção para a Avifauna da região. A inclusão da mensagem “#CUIDA” e “#PROTEGE”, desafia os alunos a cuidar e a proteger o ambiente por forma a deixar uma melhor herança para o futuro.

Os alunos começaram por fazer uma pesquisa acerca da Avifauna das arribas do Tejo em Abrantes, selecionaram algumas das espécies mais comuns, das quais fizeram ilustrações simplificadas por nivelamento, conjugando-as com uma imagem gráfica da Torre de Menagem do Castelo de Abrantes e do Panteão dos Almeida, trabalhando o projeto tendo em conta a dimensão da parede.
Os alunos estiveram envolvidos numa atividade de pintura mural na Biblioteca Municipal, com o artista Gabriel Garcia, o que lhes deu uma excelente preparação para o desenvolvimento da pintura mural realizada na escola.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos que participaram na pintura têm entre os 14 e os 19 anos, frequentam o Ensino Secundário e são alunos do Curso de Artes Visuais.