Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 Soares dos Reis (Vila Nova de Gaia)

Fotografias do processo/pintura:

desenho escolhido

Totalidade da pintura:

início dos trabalhos

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Como parceiro fundamental foi a Drogaria Cimaca que nos afinou as tintas, bem como, cedeu-nos gratuitamente diversas outras latas de tinta que tinham em stock. A Câmara também nos forneceu algum material que foi também utilizado.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A Pintura representa uma quinta com alguns animais domésticos; cavalo, galo, galinha e um pinto, árvores de fruto e um enquadramento do espaço contendo montanhas, pôr-do-sol, duas casas e vegetação diversa.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os principais dinamizadores do projeto, pretenderam fomentar atividades educativas extracurriculares sobre o património natural, criando nos alunos, a necessidade e a vontade de o conhecer, valorizar e proteger. Este ano também iniciámos um projeto de hortas, utilizando caixas de madeira feitas pelos alunos.

O projeto foi inicialmente proposto a uma turma do 9º ano para a elaboração de um desenho para uma pintura mural, explorando a temática sobre a ecologia e a relação entre o homem e a natureza. Todos os trabalhos foram executados em folhas de desenho tamanho A4 e realizados com vários elementos riscadores. Depois de finalizados e selecionado um dos trabalhos, o desenho foi transposto para o muro. Realizou-se o processo de pintura com  tintas de base acrílica, aplicadas com pincéis próprios para a técnica em causa. A pintura foi executada por diversos alunos com o apoio e orientação dos professores dinamizadores do projeto.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos no projeto, desde o desenho até à pintura do mural, têm idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos de idade. Foi pedido em diversas turmas a participação voluntária para a realização de uma pintura mural. Muitos alunos mostraram interesse e curiosidade, colaborando de uma forma entusiástica, conferindo a esta atividade um alto valor pedagógico a nível de relações sociais e de afetividade entre todos, alunos e professores dinamizadores.