Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com vida - Panorâmica

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O projeto contou com a parceria da Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros que, prestimosamente, doou algumas tintas e cedeu funcionários para a lavagem dos muros e aplicação do primário.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
“Muros com Vida” 2023/2024
O projeto “Muros com Vida” 2023/24, na EBGHD contou com a participação dos alunos/turmas 5º E (17 alunos), 6º D (19 alunos) e 6º E (19 alunos).
Foi selecionado o tema Ecossistema Terrestre, tendo cada turma desenvolvido um grupo de seres vivos nele existentes. Este muro é uma pequena amostra da biodiversidade que existe no nosso Planeta, no muro foram pintados insetos, aracnídeos, anfíbios, répteis, mamíferos, frutos, hortícolas, árvores e fungos. Neste muro podem ser estabelecidas várias relações entre os seres vivos, de extrema importância para a sobrevivência de cada ser. No muro podemos construir teias alimentares, pois encontramos produtores (base da cadeia alimentar), consumidores e decompositores, que são fundamentais para o equilíbrio de um ecossistema.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A simulação dos favos das abelhas, para além de facilitar o trabalho de cada aluno, foi escolhido para sensibilizar a comunidade escolar para a importância das abelhas, uma vez que estes insetos são de extrema importância económica e ecológica, sendo os maiores polinizadores e indicadores de biodiversidade.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
De modo a gerir o espaço e a garantir a participação de todos os alunos foi desenhada uma malha estrutural hexagonal (simulação dos favos das abelhas), ao longo dos dois muros, os quais contemplam uma área total de 14,72m2 (6,20m2 + 8,52m2). Estes muros enquadram-se no interior do recinto escolar e articulam com o mural pintado no ano anterior, alusivo ao Ecossistema Aquático. O projeto foi desenvolvido em Domínios de Articulação Curricular (DAC) das respectivas turmas e contou com a participação das disciplinas de Ciências da Natureza, Articulação Multidisciplinar, e Educação Visual.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos pertencentes às turmas do 5º D, 6º D e 6º E, têm idades compreendidas entre os 11 anos e os 13 anos. Na disciplina de Ciências e de Articulação Multidisciplinar os alunos realizaram pesquisas e desenvolveram os projetos de desenho, ampliação e estudos de cor, com materiais secos. Em Educação Visual, nas aulas de exterior, os alunos pintaram o espaço que lhes foi, antecipadamente, atribuído.