Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Profi. de Desenv. Rural de Abrantes (Abrantes)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

O Ciclo da Murta

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Abrantes

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Florestas e bosques das regiões de clima temperado mediterrânico.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA) está localizada na Herdade da Murteira. A murta (ou murteira) é muito mais do que um simples arbusto. É um símbolo da diversidade natural de Portugal, uma planta rica em significado histórico e cultural e uma importância vital para os ecossistemas onde se encontra presente.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O tema do mural foi sugerido num Conselho Eco-escolas, optando-se por representar, num conjunto de painéis, o ciclo de vida da murta. A Câmara Municipal de Abrantes apoiou na aquisição de tintas, pincéis e outro material. Foram selecionados alunos dos diferentes cursos lecionados na EPDRA para participarem na pintura do mural. Os trabalhos decorreram ao longo de vários dias na segunda quinzena de maio.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos, com idades entre os 15 e os 18 anos, participaram na escolha do tema, no âmbito conselho Eco-escolas e posteriormente participaram na pintura do mural.