Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica D. Miguel de Almeida (Abrantes)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Painéis Muros com Vida

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com a Câmara Municipal de Abrantes.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A ideia principal é diversificar, tanto quanto possível, os Ecossistemas Terrestre e Aquático, com representações variadas de vários ambientes e animais. No fundo, cada painel representará especificidade natural e o conjunto de painéis a diversidade dos ecossistemas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
As duas primeiras imagens representam a classe de animais aéreos, neste caso concreto a borboleta (inseto) e a cegonha (ave).

O processo/metodologia é ir desenvolvendo e criando sucessivos painéis de forma progressiva e, através de uma abordagem alargada, comunicar visualmente a panóplia de possibilidades de representação do nosso ecossistema, até terminar todo a parede do muro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm idades compreendidas entre os 13 e 15 anos. Este projeto está a ser desenvolvido com os alunos das três turmas do 9.º ano, no âmbito da disciplina de Pintura, EV, Ciências Naturais e Geografia.
Neste projeto todos os alunos têm um papel fundamental, que vai desde a pesquisa das imagens, concretização dos estudos de desenho e pintura, até à execução dos respetivos murais.