Escola Básica D. Miguel de Almeida (Abrantes)
Parceiros:
Parceria com a Câmara Municipal de Abrantes.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A ideia principal é diversificar, tanto quanto possível, os Ecossistemas Terrestre e Aquático, com representações variadas de vários ambientes e animais. No fundo, cada painel representará especificidade natural e o conjunto de painéis a diversidade dos ecossistemas.
Qual a razão da escolha desta imagem?
As duas primeiras imagens representam a classe de animais aéreos, neste caso concreto a borboleta (inseto) e a cegonha (ave).
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo/metodologia é ir desenvolvendo e criando sucessivos painéis de forma progressiva e, através de uma abordagem alargada, comunicar visualmente a panóplia de possibilidades de representação do nosso ecossistema, até terminar todo a parede do muro.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm idades compreendidas entre os 13 e 15 anos. Este projeto está a ser desenvolvido com os alunos das três turmas do 9.º ano, no âmbito da disciplina de Pintura, EV, Ciências Naturais e Geografia.
Neste projeto todos os alunos têm um papel fundamental, que vai desde a pesquisa das imagens, concretização dos estudos de desenho e pintura, até à execução dos respetivos murais.