Escola EB1/JI de Armamar (Armamar)
Parceiros:
Câmara Municipal de Armamar.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os elementos representados na pintura do mural, valorizam essencialmente os ecossistemas terrestes, fauna e flora, que fazem parte da vida dos alunos, sendo a produção da maçã um dos recursos mais importantes. Podemos ver também a abelha, tão necessária à polinização das plantas, que nos garante o equilíbrio e preservação dos ecossistemas na variedade alimentar que a terra nos proporciona.
As joaninhas, tão necessárias para a eliminação de pragas prejudiciais para a agricultura em alternativa à utilização de produtos químicos.
A transição para fontes de energias limpas, fundamental para a sustentabilidade do meio ambiente, é representada por um parque eólico e pequenos barcos de pesca artesanal.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A mensagem que queremos transmitir com a representação desta pintura é que se todos formos conscientes nas atitudes que tomamos, a vida na Terra pode ser partilhada por todos os seres vivos no seu contributo mútuo para preservar e regenerar todos os ecossistemas.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto “Muros com Vida” teve como objetivo dar continuidade ao embelezamento do muro exterior da entrada da Escola Sede do Agrupamento Gomes Teixeira em Armamar, ocupando cerca de 15 metros de comprimento e aproximadamente 1,50 metros de altura.
Este muro ocupa uma parte do recreio da escola, o que permite ser visionado por todos os alunos, bem como, por todas as pessoas que entram na escola.
O tema proposto pela Eco-Escolas - “Prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos” e “Promoção, requalificação e valorização dos espaços públicos” foi debatido nas turmas em diversas disciplinas de forma a levar os alunos a uma análise e consciencialização sobre todos os seres vivos que estão à nossa volta e as mudanças de comportamentos necessárias à preservação da Terra. Foram identificados alguns ecossistemas que fazem parte integrante do nosso dia a dia e questionadas as razões pelas quais existem tantas alterações, quer nos animais quer nas plantas que vemos ou deixamos de ver na natureza.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
De um total de 76 trabalhos recebidos, foi elaborado um desenho final, com elementos de cada um dos trabalhos dos alunos.
Na realização da pintura mural participaram alunos de diversas turmas do Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e Secundário do Agrupamento (idade compreendida entre os 4 e os 17 anos) com a orientação da professora de Educação Visual e Educação Tecnológica do 2º ciclo.