Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura Final_EBSM_24

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Autarquia

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Moinho que existe na nossa freguesia numa margem do rio Vizela, ainda em laboração utilizando energia renovável como fonte de energia, a água.
Ponte romana, também existente na nossa freguesia.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Estudo do património local e ecossistemas onde se integram.
A prática do plogging nestes ecossistemas.

No âmbito do compromisso da nossa escola com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, decidimos participar no desafio Eco-Escolas Muros com Vida 2024. A nossa participação visa sensibilizar a comunidade escolar para a importância da proteção do nosso patrimônio e envolvente e do combate à poluição.
A primeira etapa do processo de participação consistiu na divulgação dos desafios que abraçamos através da plataforma Teams, nas equipas Eco-Escolas e Comunicar na Escola. Neste espaço, tivemos construímos um sway que apresenta os diferentes desafios e as suas descrições detalhadas.
Uma vez inscritos, conscientes dos prazos, dinamizamos a forma de entrega dos trabalhos desenvolvidos. Utilizamos a plataforma Teams para marcar tarefas. Esta plataforma facilitou a comunicação e a partilha de recursos entre os participantes e os organizadores do desafio.
Após a entrega dos trabalhos, estes foram submetidos a uma votação pela comunidade escolar, que teve lugar através de um Forms. Esta votação teve como objetivo selecionar o projeto que melhor representaria a nossa escola no desafio e que seria posteriormente pintado como forma de sensibilização, no espaço escolar exterior (sarjeta ou sumidouro). A votação decorreu de forma transparente e democrática, envolvendo alunos, professores e demais comunidade escolar.
Com grande entusiasmo, ficamos a saber que o projeto vencedor deste ano foi desenvolvido por Maria Leonor Monteiro, aluna da turma C do 7.º ano. O seu trabalho destacou-se pela sua criatividade, originalidade.
Em suma, a nossa participação no desafio Eco-Escolas Muros com Vida 2024 foi uma experiência enriquecedora e gratificante. Este desafio permitiu-nos não só contribuir para a sensibilização ambiental, mas também fortalecer o espírito de comunidade e o sentido de responsabilidade ambiental entre os membros da nossa escola. Estamos ansiosos para continuar a nossa jornada de sustentabilidade e fazer a diferença no cuidado com o nosso planeta.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
12 e 13 anos