Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com vida na ESAG: O lagarto-de-água, uma espécie endémica da Península Ibérica,

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Municipio de Vila Nova de Gaia

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O lagarto-de-água é uma espécie inconfundível, considerado um dos mais bonitos da fauna portuguesa.
O lagarto-de-água é uma espécie endémica da Península Ibérica e emblemática da nossa fauna. Na época de reprodução, os machos adquirem uma coloração azul por toda a cabeça, e verde alface no seu corpo, não deixando ninguém indiferente à sua observação.
Após a nossa pesquisa sobre a ecologia e comportamento verificamos que o
habitat: natural do lagarto-de-água, são as zonas relativamente húmidas, encontrando-se frequentemente associado a cursos de água com coberto vegetal denso. Aparecem preferencialmente nas margens de linhas de água em que a vegetação ripícola possui características marcadamente atlânticas, ocorrendo com frequência em vales agrícolas, típicos das áreas montanhosas do norte do país. No entanto, também aparece junto ao litoral.
Comportamento: O lagarto-de-água é uma espécie diurna e pode ser visto com frequência ao sol, em troncos ou rochas, perto da água, para a qual pode mergulhar se ameaçado.
Assim, foi nossa opção pintar o lagarto-de- água no muro sem qualquer base de cor, de forma que nos parecesse vê-lo refastelado sobre as rochas a apanhar sol. Sol, cujos raios decidimos representar com cores quentes amarelo e vermelho que se encontram no canto superior esquerdo e que reforçam visualmente o nosso clima mediterrânico.
O lagarto-de-água é menos tímido do que a maioria das outras espécies de lagartos, aproximando-se do ser humano com alguma facilidade, para essa característica decidiu-se uma representação em grande escala, enfatizando por um lado a sua “sociabilidade” e por outro tornando-o visível num espaço de grande circulação de alunos, de tal forma na escola que se crie uma empatia pela espécie e por todos os seres vivos, sem geral e para assim levar quem o contempla a pensar e a reflectir sobre a beleza dos seres vivos, da natureza em geral e preservá-la a todo o custo.
Como o próprio nome sugere, o lagarto-de-água encontra-se principalmente nas margens de linhas de água protegidas por vegetação de características marcadamente atlânticas, seja em vales de montanha, junto a bosques com clareiras ou em pauis de baixa altitude. A qualidade da água é um requisito para a sua sobrevivência.
Assim decidimos fazer uma interpretação quanto à cor do lagarto-de-água, mantivemos as cores verde e azul cor tão características, no entanto, colocamos no seu corpo maior quantidade de azul de forma a esta que nos remeta para as linhas de água onde habita. As plantas desenhadas com as suas formas simples lembram as flores campestres simples que encontramos nos locais em que habita e a paleta cromática usada são o simbolismo da leveza e beleza primordial.

Qual a razão da escolha desta imagem?
“Apesar de uma forma geral existir um elevado grau de fragmentação na sua distribuição, especialmente a sul, o lagarto-de-água está classificado com o estatuto “Pouco Preocupante” em Portugal. Por outro lado, está classificado como “Quase Ameaçado” a nível mundial pelo IUCN, uma vez que as populações parecem estar em declínio significativo. As principais causas para este declínio estão especialmente relacionadas com a perda e alteração do habitat, destacando-se as obras de regularização das margens das linhas de água, a construção de barragens, o despejo de lixos e entulhos, a extração de inertes, a construção de estradas e a alteração da vegetação nas margens das linhas de água.”
Foi neste contexto e após este estudo que decidimos sensibilizar a nossa escola para este encantador animal criando um mural inesquecível, divertido e com muita cor. Pensando nós, que os nossos colegas de escola ficarão curiosos e entusiasmados a ponto de os levar a proteger esta espécie ou outras com as quais se sintam afinizados.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Nas aulas de desenho do 12º ano é com muita frequência referido o facto dos artistas plásticos e do design poderem ter um papel educador, dinamizador e fundamental na disseminação de ideias e ideais ecológicos e de sustentabilidade planetária.
Muitos dos trabalhos desenvolvidos e realizados, com alunos do 12 ano na disciplina de Desenho têm tido como premissa a sensibilização para questões ambientais, como o uso de materiais ecológicos, reciclagem, reaproveitamento de matérias, a temática escolhida, etc..

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A abordagem e conhecimento sobre algumas espécies em vias de extinção e a necessidade de sensibilização da comunidade para a sua preservação, tem levado a turma a desenvolver e expor trabalhos sobre algumas espécies. Refere-se a parceria profícua com o Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, levando estes alunos a uma maior interação de campo. O envolvimento dos alunos tem-se mostrado notável. Assim a resposta ao repto de criar um mural com esta temática foi de imediato acolhido pelo 12 A de Desenho com grande entusiasmo. Surgindo assim o mural, ”Muros com Vida – O Lagarto de Água”.Estes alunos têm em média 17 anos e trabalharam com muito empenho numa fase de final de ano letivo e de preparação para o exame.