Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica António Correia de Oliveira (Esposende)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural minimalista , baseado numa espiral muito simples , mas visualmente eficaz

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município de Esposende

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os ecossistemas representados são o terrestre , marinho e aquático:
- ecossistema terrestre: gato, cão, árvore, borboleta, abelha , aves em geral;
- ecossistema marinho: cágado mediterrânico , tubarão, búzio, raia, gaivota, estrela-do-mar;
- ecossistema aquático: pato-real, guarda-rios.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Na seleção das imagens , houve a preocupação de escolher espécies autóctones dos diferentes ecossistemas , de acordo com as escolhas dos alunos.

Os alunos do 9º ano foram motivados para a atividade nas aulas de Componente de Educação Artística, tendo efetuado várias propostas de desenhos de acordo com os vários ecossistemas. A seleção dos melhores trabalhos foi feita por um júri constituído pelas Coordenadoras do Eco-Escola e pelos professores de Educação Visual , Paula Soares e Fernando Teixeira.
O objetivo foi fazer um mural minimalista , baseado numa espiral muito simples , mas visualmente eficaz.
Na fase da concretização, alguns docentes e assistentes operacionais pintaram o muro de cinza claro.
Numa fase posterior , professores e alguns alunos do 9º ano aceitaram o desafio de fazer o esboço das imagens no muro , utilizando , para o efeito, a técnica de decalque através da projeção das imagens. Esta parte do processo decorreu à noite.
Finalmente , professores e alunos de vários graus de ensino finalizaram a pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os autores das imagens são alunos do 9º ano , tendo feito pesquisas de espécies autóctones dos vários ecossistemas , durante as aulas de Componente de Educação Artística. Posteriormente , cada aluno selecionou uma espécie , que representou em imagem.