Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Pias (Serpa) (Serpa)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro - pré escolar

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O parceiro fundamental foi a Camara Municipal de Serpa

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
As crianças trabalharam o ecossistema em que se inserem, as relações entre as espécies no seu meio envolvente, incidindo nas espécies vegetais e animais.
As crianças manifestaram muita curiosidade pelos modos de vida das borboletas, joaninhas, andorinhas, abelhas, caracóis, mas também das rolas, pombos e em especial pelo lince, de que já ouviram e viram muitas histórias.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Surgiu do desenho coletivo feito por duas turmas de crianças do pré escolar orientadas pelas suas educadoras. Decidiram incluir as espécies de que mais tinham gostado e incluir também "meninos de todas as cores, significando a multiculturalidade da nossa escola.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Feito o desenho coletivo a parede foi pintada de branco e delineados os elementos a incluir que, posteriormente foram pintados usando o pincel, a esponja e as mãos dos mais pequeninos que não manobram bem o pincel.
O resultado foi transformar um feio muro de betão numa parede bem "vistosa".

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Crianças entre os 3 e os 5 anos de duas turmas do pré escolar.
Foram envolvidos em todas as fases, a partir dos temas trabalhados em sala de aula e concretizados no exterior.