Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Jardim de Infância de Quinta do Valongo (Mealhada)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pampilhos e companhia - a Biodiversidade aos nossos pés

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada.
Professora de Educação Ambiental contratada pela autarquia, Sónia Bastos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Apresenta-se uma parte do ecossistema da floresta, na zona onde nos inserimos, pertencente à freguesia da Vacariça que está situada junto à Serra do Buçaco.
Estão representadas abelhas, pela sua importância na polinização e na continuidade da vida no Planeta, assim como pelo risco que correm, devido à ação das vespas asiáticas; a borboleta malhadinha, muito irrequieta e trabalhadora na polinização; o caracol; a salamandra de pintas amarelas; o alecrim; o "Pampilho", flor que estará na origem do nome Pampilhosa e ainda outras flores da flora local.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A floresta da zona é o nosso grande espaço de aprendizagem. Todos os anos, as crianças novas no Jardim de Infância aprendem a descobrir os segredos deste espaço, a observar, a colocar questões, a querer saber mais. Em grupo foi decidido o que representar, dado os interesses dos intervenientes e os animais que mais apreciam.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Nas saídas de campo e também no exterior do nosso Jardim de Infância, as crianças observam frequentemente as abelhas, os caracóis, as borboletas que este ano são em maior número e o seu interesse por estes seres vivos é crescente. No início da Primavera, a variedade de flores fascina-os. Questionam muito e a partir desse interesse, com o recurso a várias fontes, como uma família que tem colmeias, aprofundamos o nosso conhecimento. Os registos são efetuados, cada vez com mais pormenores, "como as pessoas que fazem os desenhos científicos". No grupo são apresentados os resultados e decididos os passos seguintes, de acordo com as condições que possuímos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As crianças do grupo têm entre 3 e 7 anos (algumas com Necessidades Especiais). Todas participaram no processo. Relativamente ao produto final, a pintura, esta foi efetuada à vez, de acordo com a intenção de cada uma. Os meninos cujos desenhos foram escolhidos pelo grupo fizeram o início do desenho na parede, com pincel e água, para verem o efeito e se adaptarem ao suporte, cujo tratamento pela autarquia não foi possível fazer. Depois procederam à pintura, com muita autonomia. As crianças mais novas pintaram o fundo com recurso a estampagem ou com apoio do adulto.
A pintura foi efetuada em fases, para que secasse e posteriormente fossem acrescentados elementos.