Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária de Carvalhos (Vila Nova de Gaia)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia - pinceis e tintas

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Campo com flores, ervas, polinizadores (borboletas e abelhas), joaninhas, formigas, ouriço-cacheiro e sol.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi lançado um concurso às turmas de 8ºano, nas aulas de Ciências Naturais. Dos desenhos elaborados, foi selecionado o que se assemelhava mais a um ecossistema que podemos encontrar em Portugal e que tentasse traduzir alguns elementos de um ecossistema. A saber: Sol (fonte de energia), produtores, consumidores e decompositores.

Concurso para selecionar a imagem a pintar no mural.
Os alunos do 7º e 8ºanos foram envolvidos nas diversas etapas: 1ªetapa - lavagem da parede; 2ªetapa - pintar a parede de branco; 3ªetapa - Transpor o desenho para a parede; 4ªetapa - pintura do desenho.
A pintura foi realizada em pares/trios e todos os alunos interessados pintaram.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos foram envolvidos em todas as etapas, a maioria por convite nas aulas, outros oferecerem-se para pintar, mesmo após o término das aulas.