Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Cuidar e Proteger

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Junta de Freguesia de São Félix da Marinha

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura foram retratados os vários ecossistemas de acordo com a preferência do aluno.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos pintaram cada um o seu desenho, harmonizados num único painel, de forma a dar a oportunidade a todos, através da pintura, conseguirem deixar um alerta para a importância de preservar o ambiente.

O projeto “Muros com Vida” foi apresentado aos alunos como proposta de trabalho coletivo, deixando-os muito motivados, empenhados e com interesse em dinamizá-lo e colocá-lo em prática. De seguida foram escolhidos os locais onde poderíamos realizar o projeto e iniciamos os trabalhos de pesquisa sobre a sustentabilidade e o que poderia ser desenhado. Os alunos realizaram esboços/projetos do que queriam desenhar para que quando se entrasse na escola, não se esquecessem como o nosso Planeta deve ser cuidado e as atitudes a ter para o preservar. Como se estava a aproximar o Dia da Família e estas viriam à escola dinamizar atividades, surgiu a ideia de estas pintarem com os seus educandos os seus desenhos, realizando desta forma um trabalho mais significativo para toda a comunidade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todos os alunos da escola participaram no projeto, têm idades compreendidas entre os 4 anos e os 10 anos.