Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro Escolar de Famalicão (Nazaré)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura concluida.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Câmara Municipal da Nazaré forneceu tintas para a pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Foram trabalhados alguns ecossistemas presentes no concelho: o terrestre e o aquático. Do aquático, foram pintados alguns peixes e uma rã.
Do ecossistema terrestre foram representados: algumas árvores, flores, raposa, patos, ouriço cacheiro, cobra, lagarto, esquilo, abelhas, libelinha e borboletas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem é a junção de três desenhos, onde podemos ver algumas espécies que podemos avistar no concelho.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
As turmas começaram por pesquisar sobre a biodiversidade do concelho. Após a pesquisa, cada aluno elaborou uma proposta para o mural. Todas as propostas foram analisadas e concluiu-se que seria melhor juntar partes das três melhores propostas. Assim criou-se o desenho para a proposta final. Os alunos entre si, estipularam quem iria pintar o quê. O desenho inicial foi executado com giz, sobre o qual aplicaram uma tinta de água para exteriores, para que o desenho não desapareça com o passar do tempo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
No desenvolvimento do projeto (desenho) estiveram envolvidos alunos do 3.º ano e 4.ºano de escolaridade. O processo final (pintura do mural) foi efetuado pelos alunos do 3.º ano de escolaridade.