Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Perafita (Matosinhos)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O professor de Expressões Artísticas Adaptadas é da Câmara Municipal de Matosinhos. A CIN forneceu-nos as tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema trabalhado é o terrestre (horta).
Os fatores bióticos presentes na nossa parede são os animais (abelha, borboleta e joaninha). As relações entre os seres vivos também estão presentes, assim como, a polinização (abelha e pólen) e a predação (joaninha e afídios).
Como fatores abióticos, temos a nuvem a representar da água e o sol, a fonte de energia.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida para ilustrar a parede de trás da nossa horta tendo por base alguns dos alimentos pertencentes à cadeia alimentar e as relações entre os vários seres vivos e o meio ambiente.

O professor de Educação Visual do agrupamento propôs a uma das suas turmas que criassem alguns desenhos que depois foram traçados pelo professor de Expressões Artísticas Adaptadas e pintada pelos alunos com medidas adicionais da Eb23 da sala de apoio individualizada com a ajuda da professora de Educação Especial.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos está compreendida entre os 13 e os 15 anos.
Os alunos de uma turma do 9º ano fizeram alguns desenhos, os quais foram posteriormente pintados no muro atrás da horta pelos alunos com medidas adicionais da Sala de Apoio Especializada (2 alunos do 7º ano e 2 alunos do 9º ano).