Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Esta atividade foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Évora, a qual forneceu as tintas e autorizou que a pintura fosse realizada numa das paredes exteriores do edifício escolar, e também em colaboração com a Junta de Freguesia, a qual procedeu à limpeza da parede onde iria realizar-se a referida pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa um ecossistema terrestre, cujos elementos presentes são os seguintes: bióticos - plantas, animais (aves); abióticos - ar, solo, minerais, água (nuvens), luz e calor (sol).

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão da escolha desta imagem teve como principal enfoque a paisagem alentejana, tendo em conta a bio e a geodiversidade da nossa região.

Em sala de aula, os alunos planearam e desenharam várias paisagens alentejanas, numa folha de desenho A4. Em seguida, os alunos fizeram a seleção do melhor trabalho, bem como dos materiais e cores a utilizar. Selecionaram a cor verde para representar o solo, a cor castanha para os troncos das árvores e o branco para as casas, com o rodapé em tons de azul. Passou-se depois para a pintura no exterior do edifício escolar: primeiro, foi preciso desenhar a paisagem na parede branca, utilizando lápis de carvão, e depois deu-se início ao processo de pintura, tendo sido utilizadas tintas acrílicas, pincéis e trinchas, mediante a colaboração e supervisão do professor de Artes Visuais.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos participantes neste desafio têm entre 9 e 10 anos de idade.
Esta proposta de atividade foi lançada a este grupo de alunos, a qual pretendia a realização de uma pintura de um muro interior da escola, baseada numa paisagem alentejana, por ser o meio natural onde os alunos vivem, apelando à biodiversidade da região e à importância de a preservar.