Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1/JI Reguengo Grande (Lourinhã)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A importância das abelhas no ecossistema

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal da Lourinhã e Junta de Freguesia do Reguengo Grande na preparação da parede para a realização da pintura,

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Campo selvagem onde consta diversas plantas como papoilas e margaridas atrativas para as abelhas

Qual a razão da escolha desta imagem?
Apesar do seu pequeno tamanho, as abelhas têm um enorme impacto no equilíbrio dos ecossistemas. A sua importância advém, essencialmente, da sua função polinizadora, que consiste no movimento do pólen entre as plantas, garantindo que as mesmas se fertilizam e se reproduzem. Elas são responsáveis pela polinização de 80% da polinização das plantas. Sem elas, o mais provável, seria a extinção de algumas espécies e muita fome mundial.

1º - Iniciámos com uma pesquisa sobre a importância das abelhas, assunto sugerido em reunião eco-escolas;
2º - Apresentação do trabalho e do Projeto "Muros com Vida";
3º - Desenho em lápis de carvão dos vários elementos a reproduzir, na parede;
4º - Reprodução em parede;
5º - Pintura por vários alunos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos participantes têm idades entre os seis e onze anos de idade (1º ao 4º ano).
Os alunos foram envolvidos desde o esboço até à pintura do mural.