Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Odivelas
Escola Azul
Projeto "Erasmus+ - KA121 - Mobility with group of students “Active Students Protect the Planet!”

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura fez-se questão de representar o ecossistema marinho, alertando para a importância de proteger e cuidar, das espécies que nele habitam, nomeadamente das tartarugas.
Estão representadas pequenos gestos/atitudes/regras a ter em conta para não poluir este ecossistema.
Como elemento central destaca-se uma construção artística elaborada com materias reutilizáveis, enquadrada no projeto lançado pela Escola Azul "A minha escola + azul"

Qual a razão da escolha desta imagem?
Sendo uma Escola Eco-escola e Escola Azul e ainda a desenvolver um projeto Erasmus subordinado à proteção do planeta, com mobilidades de alunos da Grécia e da França, pretendemos alertar para a proteção dos ecossistemas marinhos, envolvendo todos os alunos.
Assim, a escolha da imagem surgiu da votação do Conselho Eco-escolas entre vários desenhos elaborados pelos alunos da escola. Foi decidido que se pintariam os elementos representados nos vários desenhos.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Todos os alunos da escola participaram na atividade que foi apresentada numa reunião do Conselho Eco-Escolas:
1.º Desenharam
2.º Fez-se uma votação nos melhores trabalhos
3.º 1 desenho por turma foi selecionado pelos representantes do CEE
4.º Escolheu-se o muro a pintar
5.º Foram desenhadas as imagens e pintadas pelos alunos de todas as turmas (cada turma tinha um espaço definido para pintarem)
6.º A instalação artística foi elaborada com os alunos ERASMUS

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos dos 3 aos 10 anos, ou seja da Pré-escolar ao 4.º ano de escolaridade. Ainda participaram alunos com idades entre os 11 e os 14 (cerca de 8 alunos Erasmus).
Os alunos foram envolvidos através da visualização de vídeos que mostravam a biodiversidade em risco e quando lhes foi proposta a atividade aderiram com elevado grau de motivação.