Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação (Vagos)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Entreajuda

Totalidade da pintura:

Panorâmica dos paineis

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Vagos, Junta de Freguesia de Calvão, Colegio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Sem ecosistema definido, apresentando elementos de ecosistemas, pássaros e flores. Aliás fora dos paineis existem canteiros de plantas, trepadeiras e ainda, de uma comunidade de pássaros que habitam na zona verde circundante.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolhas de imagens surge da participação dos três anos do curso de Artes Visuais do Ensino Secundário existentes no colegio, onde foram produzidos projetos individuais pelos alunos destas turmas. Dos projetos finais, cada imagem foi escolhida pelos integrantes de cada turma de cada ano e com os professores da Eco-Escola e de Artes da institução de ensino.
A escola primária conhecedora dos diferentes projetos, deu o seu acordo aos projetos escolhidos.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
As turmas do Secundario realizaram a transcrição dos desenhos escolhidos para o muro, e aquando da sua pintura as turmas da EB1 de Calvão, juntaram-se em "tour-de-role".
A participação da EB1 de Calvão surge durante as horas letivas, no período de uma semana.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos do Secundario varia entre os 15 e os 19 anos.
Da escola primária, dos 6 aos 10 anos.
Os alunos foram envolvidos de forma a possibilitar a sua capacidade expressiva através da artes, dando livre rédea à sua imaginação, tendo apenas por base a ideia da junção de forma bastante ampla à ideia filisófica " Quem somos, de onde viemos, para onde vamos".