Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Escalada

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Inexistente.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema é montanhoso e aéreo. Estando presentes apenas rocha e cinco aves.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Sendo uma parede de escalada foi desenvolvido o enquadramento visual numa escarpa potenciando aos alunos a ideia de estar a escalar na natureza.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foi feita a sensibilização dos alunos para o projeto "Muros com vida", solicitando-lhes propostas gráficas que fizessem sentido, tendo em conta a parede a ser intervencionada e a sua funcionalidade inerente (escalada). Assim, foi consensual a abordagem pictórica envolvendo o ecossistema terreste, em particular montanhoso e aéreo por forma a dar uma ideia de realismo.
Após esta fase foi feito o registo gráfico na parede através de um processo de escala e desenvolvida a pintura do mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Entre os 15 e 18 anos do 10 e 11º anos do curso de Artes Visuais. Os alunos foram sensibilizados e mobilizados para a execução do mural, constituindo-se igualmente como um trabalho paralelo às disciplinas de Desenho A. A adesão e a motivação dos alunos foi constante e evidente ao longo de todo o trabalho.