Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

Fotografias do processo/pintura:

Processo de pintura pelos alunos que frequentam o Clube Eco-Torcatinho.

Totalidade da pintura:

Trabalho Final

Fotografias de detalhes:

Mascote da nossa escola a andar de baloiço e as borboletas.

Parceiros:
A Câmara Municipal de Guimarães fez parceria com a nossa escola, facultando as tintas para a execução da pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado é o terrestre. A pintura do mural é a imagem de uma árvore, com um lado seco e o outro verde, que simboliza a interação entre a natureza e os desafios ambientais que enfrentamos globalmente, como os incêndios florestais e as alterações climáticas. Os elementos do ecossistema presentes na pintura é a flora, a fauna e a mascote num baloiço na árvore.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi do agrado de todos os intervenientes que no mural da escola deveria estar representado a imagem do nosso Poster digital. O projeto visa conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação ambiental e da adoção de práticas sustentáveis. A árvore simboliza a resiliência e a esperança, enfrentando os desafios. A mascote da nossa escola no baloiço representa a alegria que as crianças sentem ao poderem brincar livremente no espaço exterior.

A pintura da parede foi desenvolvida durante o 3.º período e enquadrou-se nos temas propostos para este ano letivo: Geo-diversidade/ espaços exteriores, no quais destacamos a importância de os valorizar, preservar e regenerar.
O projeto iniciou-se com o desenho do esboço de todos os elementos que dariam origem à composição final. A pintura foi realizada durante algumas semanas, por alunos envolvido no Clube Eco-Torcatinho, na qual foram utilizadas trinchas, pinceis e tintas acrílicas para o efeito.
Esta foi uma atividade que promoveu o desenvolvimento da criatividade artística e do sentido estético, dando uma nova vida ao muro da escola. Houve momentos de convívio, partilha e de sensibilização para a conservação do recinto escolar e da preservação da natureza.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos do Clube Eco-Torcatinho (com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos).