Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1/JI S. Roque (Guimarães)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura completa com que veio dar mais vida ao nosso muro do recreio

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com o Laboratório da Paisagem que foi quem forneceu as tintas

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O nosso jardim de infância está inserido na montanha da Penha sendo, por isso um ecossistema de montanha e por isso a nossa pintura foi um pouco à procura do que vemos no nosso parque e à sua volta: vegetação e elementos naturais característicos desse tipo de ambiente. Na pintura, podemos identificar a presença arbustos e animais nativos da região montanhosa retratada. Além disso, é possível observar a presença do céu azul como elemento atmosférico que compõem o ecossistema da Penha Guimarães.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolhemos esta imagem porque queríamos algo alegre e com muita cor para o muro do nosso recreio.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Em grande grupo falamos sobre o que era um ecossistemas e o que queríamos ver retratado na nossa pintura que se enquadrasse na zona onde está o nosso jardim de infância e as ideias foram surgindo. O desenho foi sendo elaborado para depois ser passado para o muro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade das crianças vai dos 3 aos 6 anos. Todos foram envolvidos quer nos elementos a colocar na pintura ,quer na pintura do desenho no muro.