Instituto Español "Giner de los Ríos" (Oeiras)
Parceiros:
O nossa participacao foi aprovada com resalvas. Um dos motivos foi não contar com parcerias. No próximo dia 28 de maio temos combinado uma entrevista com o presidente da freguesia de Alges, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo, para a partir de agora ccordenar os nossos esforços para melhorar a educacão ambiental dos estudantes. Desafortunadamente este projeto foi desenvolvido em solitario.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
ECOSSISTEMA LITORAL ROCHOSO, onde as marés condicionan a existencia de 3 zonas diferentes com variadas especies animais e vegetais:
a) zonas supralitoral, aquela que raramente fica submersa.
b)zona mediolitoral, sujeita ao efeito das marés duas vezes por dia.
c) zona infralitoral, permanentemente repleta de água.
Na pintura , a respeito da fauna ,aparecem um total de 16 especies animais das quais 12 são invertebrados e 4 são vertebrados.
Em relação á flora temos escolhido 3 especies de algas, cada uma delas representativa de uma zona concreta. Assim aparecem algas verdes próprias da zona supralitoral, algas castanhas, abundantes na zona mediolitoral e algas vermelhas, só presentes na zona infralitoral. Com esta escolha pretendemos ensinar, ao mesmo tempo que decoramos o patio, que a distribucao das algas e das especies em geral não é aleatoria, mas está condicionada pelos fatores ambientais tais como longitude de onda da radiacão solar, temperatura,salinidade, etc.
INVERTEBRADOS
CNIDARIOS:
·Actinia Actinia equina
EQUINODERMOS:
·Estrela-do-mar Marthasterias glacialis
·Ouriço-do-mar-comum paracentratus lividus
·Ofiura lisa Ophioderma longicauda
CRUSTÁCEOS:
·Santola Maja brachydactyla
·Navalheira Necora puber
·Percebe Pollicipes pollicipes
MOLUSCOS:
·Lapa Patella sp.
·Caracol-negro Littorina neritoides
·Burrié Gibbula umbilicalis
·Mexilhao Mytilus sp.
·Polvo-comum Octopus vulgaris
VERTEBRADOS
PEIXES:
·Sargo-bicudo Diplodus pintazzo
·Sardinha Sardina pilchardus
·Peixe aranha Trachinus draco
AVES:
·Gaivota-d'asa-escura Larus fuscus
FLORA :
·Alface-do-mar Ulva lactuca
·Bodelha Fucus vesiculosus
·Alga vermelha Rhodophyta sp.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Os motivos da escolha desta imagem são os seguintes:
Em primeiro lugar na auditoria ambiental feita no curso pasado os indicadores mostravam um baixo conhecimento em termos de biodiversidade por parte dos alunos da escola em geral.
Em segundo lugar, no décimo ano, os alunos do Instituto Espanhol , dentro da programacão curricular da materia de Biologia, costumam fazer uma visita de estudos á praia das Avencas (Cascais) para fazer um estudo da rica biodiversidade das poças de maré.
Por isso , achamos interesante trazer as imagens da vida presente no nosso litoral até o patio da escola, para tratar de melhorar o conhecimento geral da biodiversidade. Na próxima auditoria vamos ver os resultados.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
1. Primeiramente foi formado o grupo que faria parte deste projeto, decidimos o melhor local para fazer o mural e foi feito um esboço inicial aprovado por todos os membros da equipe.
2. O segundo passo foi preparar a parede onde seria pintado o mural. Limpamos a superfície da parede e aplicamos uma primeira base branca para garantir a boa aderência da tinta.
3. Em terceiro lugar, foram aplicadas as camadas de base de tinta para o fundo e, em seguida, o contorno do mural foi desenhado na parede (em escala) com lápis.
4. Numa quarta etapa, todos os elementos do mural começaram a ser pintados e foram acrescentados detalhes para dar-lhe complexidade. Ao longo deste processo, o mural foi revisto e foram feitos ajustes improvisados para garantir que o resultado final fosse consistente com o desenho acordado.
5. Finalmente foram acrescentados os últimos detalhes e pequenos erros foram corrigidos e o projeto foi finalizado.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O grupo de alunos encarregado do desenho e pintura do mural tinha entre 16-17 anos. Foram envolvidos com a ideia de colaborar com a escola atingir alguns dos objetivos da Agenda 2030, como a proteção e a conservação dos ecossistemas e dos seres vivos. Para conservar algo, em primeiro lugra temos de conocer a sua existência.