Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)

Fotografias do processo/pintura:

Início da pintura do muro lateral da escola

Totalidade da pintura:

Continuação da pintura

Fotografias de detalhes:

Pintura final

Parceiros:
Município de Felgueiras

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura temos a presença das cores dos elementos fundamentais para que haja vida na Terra: o sol (amarelo); o solo (verde); a água (azul) e o ar (magenta e laranja). A mistura de cores com o ponto central uma maçã (borboleta) símbolo de germinação, nascimento e transformação.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Pela diversidade de cores que hoje contemplam a vida em todas as suas dimensões.

Inicialmente os alunos fizeram pesquisa, depois (acompanhados pela professora do Clube das artes) desenharam a imagem escolhida no muro e depois foram pintando os diferentes componentes. Mais do que uma turma do 6º ano passaram no mural para ajudar na sua pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos de 5º e 6º anos (10/11 anos) que pertencem ao Clube das Artes e das turmas da professora responsável pelo projeto.