Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1/JI de Covelo Moure (Felgueiras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Esboço em giz para pintar.

Totalidade da pintura:

As crianças do JI a pintar.

Fotografias de detalhes:

Pintura final.

Parceiros:
- Associação de pais da escola.
- Câmara Municipal de Felgueiras.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
- O desenho abrange um pouco de todos os temas abordados no Programa Eco escolas.
- Tem como ponto central o Planeta Terra à sua volta "giram" os seres vivos e os seus habitats.

Qual a razão da escolha desta imagem?
- Ao longo do ano os alunos foram desafiados a desenhar em função dos temas trabalhados: água; resíduos; energia; espaços exteriores; ruido; cidadania...
- Em sala de aula fez-se uma exposição e uma votação.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
- Após a escolha do desenho, uma professora desenhou a giz os contornos e as crianças/alunos pintaram os desenhos.
Houve a preocupação de respeitar, o mais possível, o trabalho original.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
- A elaboração do desenho foi da responsabilidade da turma 116, alunos do 3.º e 4.º anos.
- A pintura na parede envolveu todas as crianças/alunos da escola, dos 3 anos aos 10 anos.