Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Casal dos Apréstimos (Odivelas)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A Natureza que nos rodeia

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Odivelas: Departamento de Ambiente; Proteção Civil e Divisão de Educação
Leroy Merlin-Loures

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Projeto "Muros com Vida" consistiu na realização de uma pintura no muro do recreio e rampa de acesso à Horta Pedagógica da nossa escola. A pintura enquadra-se nos temas: "Espaços Exteriores " e "Biodiversidade: Preservar e Regenerar" . Inserido no Projeto:"Horta Pedagógica/Biológica: Educar numa Perspectiva Ecológica e de Cidadania" representa um ecossistema terrestre, em que o jardim para insetos polinizadores e os insetos polinizadores e alguns em vias de extinção e outros animais amigos da horta são elementos de destaque. Um Ecossistema que pretende alertar para a preservação e regeneração dos espaços exteriores e dos animais que a ele pertencem.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A realização deste mural pretende incentivar as crianças/ alunos a preservar e valorizar os espaços escolares, melhorando o seu aspeto estético. Explorar o potencial criativo de cada crianças e através dele expressar as suas preocupações, ações, comportamentos no âmbito da sustentabilidade do nosso Planeta.

Dinâmica coletiva: Cada criança/aluno, sob a orientação dos adultos, participou e foi acrescentando um novo elemento ao nosso ecossistema, criando uma verdadeira obra de arte.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos, entre os 4 e os 10 anos, participaram com empenho e entusiasmo -"verdadeiros" ecologistas e membros de uma Eco-Escola, através do Projeto:"Horta Pedagógica/Biológica: Educar numa Perspectiva Ecológica e de Cidadania", de ações de sensibilização promovidas pelo Departamento de Ambiente, Proteção Civil e Divisão de Educação em articulação com as atividades curriculares foram envolvidos neste e noutro projeto.