Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)
Parceiros:
O Município disponibilizou algumas tintas para os projetos ABBAE, nomeadamente, para a realização deste Mural e dos Recreios com Vida.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os alunos desenharam cravos vermelhos, Dianthus caryophyllus, como elemento representativo da liberdade dos portugueses. Recorde-se que foram cravos vermelhos que uma senhora distribuiu, em Lisboa, no dia 25 de Abril de 1974, quando os militares derrubaram a ditadura. Por isso, estas flores são também o símbolo de paz, dado que os soldados colocaram-nas na ponta das espingardas e não dispararam qualquer tiro.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da imagem é alusiva aos 50 anos da revolução de abril.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Face ao contexto vivenciado no nosso país, os alunos quiseram fazer um tributo ao herói da revolução de abril. Estiveram envolvidos neste projeto diversas turmas do 3.º ciclo: 7.º A, 7.º B, 7.º C, 8.º A, 8.º B, 8.º C, 9.º A, 9.º B, 9.º C e 9.º D, que sob a orientação do professor de Educação Visual Paulo Luís fizeram este excelente trabalho.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participaram na realização deste projeto alunos dos 12 aos 15 anos. Foram apresentadas algumas propostas e depois de escolhido o trabalho vencedor, os alunos foram organizados em equipas e em dois dias o mural foi realizado!