Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 D. Manuel I (Tavira)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município de Tavira - Divisão de Ambiente

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema marinho do Oceano Atlântico, onde se destacam a coluna de água e vários elementos do fundo marinho remetendo para a zona húmida da Ria Formosa.
De destacar a presença de alguns elementos característicos do contexto cultural e ambiental dos alunos nomeadamente o polvo (remetendo à pesca artesanal de Santa Luzia), os bivalves (remetendo aos mariscadores que exercem a sua atividade na Ria Formosa), as algas e os cavalos marinhos (remetendo à importância da preservação das pradarias marinhas e deste ecossistema dinâmico para a manutenção da população de cavalos marinhos).
Estão presentes ainda outras espécies peixes, cnidários, moluscos, répteis e cetáceos reforçando que a ampla biodiversidade dos oceanos. A escolha de um fundo marinho limpo e isento de resíduos produzidos pelo Ser Humano deixa uma mensagem clara e inequívoca sobre a forma como as gerações atuais e futuras devem assumir a sua pegada ecológica, mantendo práticas sustentáveis para a preservação e manutenção destes ecossistemas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem remete à biodiversidade marinha e à necessidade de proteção da vida nos oceanos. Localizando-se a escola junto ao litoral e a uma zona protegida, o mural produzido pelos alunos relembra que a educação ambiental é um investimento na construção de gerações genuinamente preocupadas e com uma intervenção cívica e participada num futuro mais sustentável.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho foi desenvolvido em articulação vertical e horizontal, envolvendo alunos finalistas do 1CEB (que em setembro de 2024 passarão a ter aulas na sede do agrupamento) e os alunos do 2CEB. Sendo um agrupamento onde coexistem dois projetos no âmbito da educação ambiental, houve articulação entre coordenadores do Programa Eco Escolas, do Projeto Escola Azul e do Plano Nacional das Artes para a planificação, desenvolvimento e concretização de um projeto unificador, envolvendo uma ação participada de professores e alunos numa perspetiva multidisciplinar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico com idades entre os 8 e os 10 anos e alunos do 2.ºciclo do Ensino Básico, com idades entre os 10 e os 13 anos.
As turmas do 4º ano do 1.º CEB elaboraram as suas propostas individualmente para o painel que foram apresentadas e sujeitas a votação por concurso. Foi escolhida a proposta mais votada e no âmbito da disciplina de Educação Visual e educação Tecnológicas, coordenados pelos respetivos professores alguns alunos do 2.º CEB colaboraram nas várias fases de preparação e pintura do desenho escolhido no espaço exterior do edifício (casinha da portaria).